Curativos Especiais

Laserterapia Pós parto

O puerpério, período que dura até 8 semanas após o parto, é um momento em que a mulher passa por profundas transformações e continua precisando de cuidado, embora agora o foco passe a ser o bebê. Esta fase tão importante de adaptação costuma ser perturbada por dores decorrentes das cicatrizes do parto e das fissuras mamárias.

A laserterapia pode ser empregada em ambos os casos, reduzindo a dor e auxiliando a cicatrização.

As fissuras mamárias são lesões superficiais, porém extremamente dolorosas, resultantes em sua maioria das vezes por uma pega incorreta. Esse tipo de lesão pode ser duplamente beneficiado com a aplicação do laser e apresenta excelente resposta em curto tempo. Ao ter seu processo de cicatrização acelerado, há redução do tempo de melhora e evita-se agravamento do quadro, além de proporcionar analgesia importante, com alívio do desconforto e evitando interrupção da amamentação. Outras vantagens incluem o fato de não provocar efeitos colaterais e incômodo durante a aplicação. O tratamento também não apresenta riscos para a amamentação, como ocorre quando a mãe utiliza alguns tipos de medicamentos.

Vale frisar que o tratamento com laser é um aliado, uma vez que pode ser necessária uma abordagem interdisciplinar, como avaliação da pega, língua presa do bebê e demais questões que podem necessitar de uma consultoria em aleitamento materno.

#

Referências

Santos M C M, Gomes Filho FC, Nicolau R A. EFEITOS TERAPÊUTICOS DO DIODO EMISSOR DE LUZ - LED EM MASTITES LACTACIONAIS. Revista Univap on-line. V.17, n.32(2012). DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.75

Coca KP, Marcacine KO, Gamba MA, Corrêa L, Aranha AC, Abrão AC. Efficacy of Low-Level Laser Therapy in Relieving Nipple Pain in Breastfeeding Women: A Triple-Blind, Randomized, Controlled Trial. Pain Manag Nurs. 2016 Aug;17(4):281-9. doi: 10.1016/j.pmn.2016.05.003. Epub 2016 Jun 27. PMID: 27363734.